domingo, 5 de fevereiro de 2012

Empregada domestica, impossivel nao falar sobre isso!!!!!!!

Ah esse post vai bombar...
Gente eu nao sei voces mas eu tenho uma relacao que é uma verdadeira antítese, amor e ódio!
Vou explicar, venho do nordeste do Brasil, e fui criada sempre com a presenca de ajudas domésticas, quando fui para SP, tive que confrotar com outra realidade, o papel era bem diferente porém nao poderia ser chamado de choque cultural, porque na essencia, elas continuavam sendo as mesmas, pessoas muito servis. A diferenca neste momento seria a forma de trabalhar.
Aquelas pessoas que moravam na sua casa e trabalhavam de segunda a sabado e que conheciam toda sua família e muitas vezes ate opinavam a cerca de alguns assuntos em Sp ja nao existiam, era pessoas que queriam trabalhar o dia todo, os salários bem maiores, um pouco melhor preparadas mas já configuravam uma classe de trabalho mais organizada.Que bom!
Ao sair do Brasil em 2008, deixei um Brasil muito diferente, me explico mais tarde.
No Equador tive otima experiencia...Passei 4 meses e as pessoas sao super educadas e muito serviciais*. No Panamá foi algo curioso, como quase toda minha experiencia por estas bandas...Encontrei pessoas dispostas a trabalhar muitas horas mas nenhum expatriado queria contratar as Panameñas, preferiam as imigrantes Nicaraguenses( foi minha primeira experiencia contratando pessoas sem papéis), kkkk, uma loucura , no Brasil isso nao existe...Existe a migracao regional, os sulistas contratam nordestinas...( facam suas analises).
Foi aí que tambem fiz a minha primeira importacao de gente, kkk, sim a malinha da Mi trouxe trabalhadoras...Com o nascimento da minha segunda filha, eu sonhava em ter uma babá brasileira, que falasse a minha lñigua literalmente, nao queria estar com noites mal dormidas e ter que pensar em um idioma que nesse momento eu nao dominava, tinha dores de cabeca pq para falar tinha que pensar...
Deu super certo!!!!!!!O amor durou 1 ano e 3 meses, o fim foi uma novela mexicana mas o saldo foi positivo.
Depois Argentina. Meu Deus , um capitulo a parte...Me fez rever tantos conceitos...Um país em desenvolvimento com uma economia realmente muito instavel, mas aqui voce sim se depara com um grande choque cultural, com muitos temas e esse nao poderia ser diferente.A primeira coisa, aqui elas sao pagas em geral, por hora se nao, por funcao executada, eu as vejo quase como um taxi...As argentinas nao querem trabalhar desempenhando este papel, sim aqui tambem é uma profissao com carregada de estigma. A comida do Argentino é muito simples, entao a sua secretaria domestica vai fazer para vc somente duas coisas, A carne e a salada, ou pure de papa( ou qualquer opcao de variedade de papa)ou tartas( que sao as nossas tortas salgadas) e nada mais...Se voce é como eu, que nao sabe cozinhar e nem gosta de ensinar se prepare para muito gasto extra com restaurante...A cozinha tem que ser muito simples e pratica, nao existe uma refeicao como a nossa!
Depois me deparei com um arsenal de spray e paninhos no lugar dos nossos conhecidos baldes de agua. aqui se usa spray com paninho para tudo !!! Nao se plancha( passar) toalhas e nem roupas de cama e em geral as camisas de algodao tbm nao, ai surteiiiiiiiii....nao aguento, Dona de casa deseperada,kkkk, que bom ja sao 2 anos e meio , muita coisa eu ja estou adaptada e depois eu nao sou mais a mesma...
Fui de ferias ao Brasil e enquanto esperava o embarque, vi uma revista Epoca, e a capa...




a reportagem fala de como com o desenvolvimento economico, profissoes que nao exigem capacitacao intelectual sao cada vez menos oferecidas, porque as pessoas preferem inclusive salarios mais baixos e ter possibilidade a ascender de vida...que nós deveriamos rever a forma de vida, optando por vida mais pratica já que nao teremos mais tanta oferta desse tipo de profissional.
Uma nota importante, que as pessoas estao mais resistentes a migrar inclusive regionalmente...Que avanco! Que Brasil!Será que as verbas sociais estao ja influenciando neste processo? E essas pessoas estao trabalhando em empresas com mais oportunidade de emprego no norte nordeste ou estao esperando a verba do PAC?
É queridas, hj eu digo , sofro mas acho que é um processo que nao devemos fugir e fingir que nao existe, melhor dizendo, hoje eu acredito que faz parte da evolucao das civilizacoes, ainda tenho grandes críticas a tudo isso, porque eu acredito muito no investimento na educacao, entao, nao podemos dizer que é lindo, que estamos num momento que nao se admite mais um trabalho tao pouco intelectual, se as pessoas nao tem formacao mas tambem pode ser o inicio de um processo!!!


*Ser servicial, es poner nuestra persona, nuestro tiempo y habilidades al servicio de los demás, de quien más lo necesite, sin esperar nunca recompensa. En cambio, ser servil, es "hacerse" el servicial cuando hay algún interés específico hacia la persona a servir.
El ser servicial es una cualidad, una virtud, que no muchas personas poseen, es algo que debemos de cultivar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário