sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Vida cigana???????



Expatriado segundo a fabulosa definicao do wikipedia , kkk, é uma pessoa que reside de forma temporária ou permanente em um país e cultura diferente do lugar que nasceu, cresceu e possui residencia legal.
Mas para mim,expatriado é uma condicao que ainda estou descobrindo ...Cada vez que enconto com alguém que está na mesma situacao, tenho muita curiosidade de saber como ela se sente, como encara determinadas situacoes e o que tenho escutado é bastante diverso mas com muitas coisas que nos aproximam muito...
Hoje foi um desses dias, expatriado é "bicho" que adora se juntar? nao sei bem se adora, mas que é muito confortável quando isso acontece , ah isso é...Eu sinto que muitas usam esses encontros quase como uma terapia de grupo, quando parece que falamos todas a mesma língua, nos entendemos, nos ajudamos, criticamos, damos boas rizadas, enfim , sempre agrega...
O amadurecimento é forcado, muitas vezes pensamos e focamos as perdas, mas existem muitos ganhos, a primeira e que eu considero mega importante é o conhecimento de um novo idioma(para as que emigram para um pais com ligua distinta), depois vem o conhecimento de uma nova cultura, e em seguida a aceitacao dela, só assim e depois disso vem a adaptacao, e quando isso acontece ...Ual é barbaro!!!!Voce comeca a difrutar dessa vida cigana, que é dura porém pode ser muito prazerosa.
Tenho escutado muitas coisas, e muitas mulheres por exemplo, falam de como suas experiencias uniram a família, como se reinventaram...Muitas perdem seus papéis mas encontram outros e até novas profissoes, fazem coisas e realizam projetos que outrora nem pensavam que podiam.
Gente que nunca dancou comeca a fazer aula, é a famosa aula de fotografia que sempre falamos que queremos fazer mas nunca sobra um tempo, ou vai ver nao era prioridade, o curso de vinho...Ser mae em tempo integral, algumas nao o fariam se estivesse nos seus lugares mas agora, vivendo fora o fazem e descobrem que pode ser um privilégio...ah escreve até blog jejejje.
As prioridades mudam quando moramos fora do nosso ambiente, os sonhos também e o que mais me chama atencao é que o valor que damos as coisas também...Ual que mulher é essa?
Eu sou daquelas que quando chego no Brasil, consigo sentir até o cheiro dos lugares, me encanta entrar no supermercado e ver a diversidade de frutas, parece que tudo é tao melhor, que é tudo mais bonito, será que isso nos faz inclusive mais patriotas? Eu acho que sim!
A gente valoriza pequenas coisas, pequenos gestos...fica sensivel mesmo ou nao?
Bom, agora eu estou no momento especial, feliz por completar 2 anos expatriada em um mesmo país, feliz com esse lugar que agora chamo de meu, e buscando outra vez uma nova morada(vence o contrato imobiliário)...É tao difícil, acho que para mim a minha casa é minha estabilidade, é o meu cantinho, é a minha " pátria" .
Mas o aprendizado que queria compartilhar com voces hoje e acho que tem relacao a tudo que escrevi, é que , devemos sempre respeitar o sentimento de cada um. Porque ele é reflexo do que cada um valoriza e isso é muito particular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário