domingo, 23 de outubro de 2011

Expatriados e Recursos humanos

Tenho lido muitíssimo a cerca do assunto expatriacao e existe uma máxima quando o assunto é Projeto bem sucedido, a família é de fundamental importacia para que esse processo ocorra de forma positiva.Eu fiquei impressionada com os dados...somente 25% chegam a ter uma avaliacao considerada satisfatoria ou melhor dizendo, somente essa porcentagem atinge o objetivo proposto, 25 % pede para voltar antes, 15% se afasta da empresa , 35% nao pode cumprir o papel que deveria desempenhar...Bom, como eu em muitos outros posts ja mencionei, essa nao é tarefa fácil mas nenhum integrante é expatriado enganado, para isso existem políticas que variam de acordo com cada empresa e cabe a família avaliar, reflexionar e decidir. Uma vez tomada a decisao, a minha sugestao é lancar mao de todas as ferramentas que possam ajudar a compreender esse movimento. Nao existe receita, manual, porque cada um vivencia de uma maneira, é realmente uma experiencia muito pessoal, existem perdas mas tambem pode ter inúmeros ganhos...
As ferramentas podem ser desde a simples reuniao de compatriotas, blogs relacionados ao tema, até apoio de empresas de recursos humanos que se dedicam a esse segmento.
Entao, se voce tiver a oportunidade ou a necessidade, permita-se, porque como eu disse , este é um mundo de muitos contrapontos mas que se voce se prepara internamente pode ser uma experiencia fantástica.

FICA A DICA!!!!

Um comentário:

  1. Michelly, bastante pertinente os seus comentários. Lidar com as perdas e os ganhos da expatriação exige maturidade e equilibrio. Crescemos enquanto desenvolvemos uma visão do mundo em que habitamos.
    Boa sorte1
    Bjs
    Gracita

    ResponderExcluir